Pro Bono
Pro Bono conta a história de como um protagonista com intenções pra lá de suspeitas, precisa se redescobrir ao deixar um cargo de prestígio e se envolver em um escândalo de suborno, que o obriga a assumir um novo emprego que não lhe dá nenhum status e muito menos lucros.
Partindo desse pressuposto, a introdução do plot da narrativa apela para a inclusão de cenas cômicas que foram um tanto quanto forçadas e pouco naturais, dando um tom mais caricaturesco para o início do drama. Ou seja, achei o primeiro episódio superficial e pouco envolvente, ao ponto de confundir o espectador quanto a proposta da trama.
Mas a obra te surpreende positivamente a partir do segundo episódio, quando introduz os personagens secundários e quebra as expectativas do protagonista, que a contragosto passa a assumir casos de defensoria pública, dando ênfase para o seu lado mais humano e a sua transformação pessoal, quando ele passa a acolher e lutar para proteger seus clientes socialmente desfavorecidos.
Particularmente, os casos de maus-tratos aos animais, dos trabalhadores migrantes e a exploração de celebridades tanto pela mídia como por familiares chocaram e mostraram o lado sombrio de uma realidade onde a falta de suporte jurídico à população vulnerável escancara a desigualdade perante a lei.
Já o caso do menino de 12 anos que queria processar Deus por causa do seu infortúnio familiar e os processos de abuso de poder dos 3 últimos episódios tiveram um ritmo confuso e não progrediram de forma orgânica, tentando muitas vezes forçar eventos apenas para chocar o público, e dar foco para uma narrativa de melodrama familiar de sacrifício e uma espetacularização desconexa e sem sentido dos casos, que de certa forma apela para um desenvolvimento emocional que não necessariamente se trata diretamente de uma ação judicial.
Em resumo, o drama dá destaque para uma abordagem mais humana e realista do direito, e mesmo que derrape em alguns episódios, especialmente na reta final, consegue manter a média geral e equilibrar cenas de humor ácido com casos interessantes que tocam em temas sociais e dilemas éticos profundos.

Comentários
Postar um comentário